20 de janeiro de 2016

Síndrome de Dumping

| |



Olá amores, tudo bem?? 

Hoje vou falar sobre a tão temida síndrome de Dumping, que pode ocorrer em algumas pessoas após a cirurgia bariátrica.

  • Mas então o que é a síndrome de dumping ?
- É quando os alimentos sólidos e líquidos passa rapidamente do estômago para o intestino.

Existem dois tipos de dumping:

Dumping precoce: Ocorre por volta de 30 a 60 minutos após a refeição;

Dumping tardio: Pode ocorrer de 1 a 3 horas após a refeição.

  • Quais são os sintomas?
- Os sintomas mais comuns são sonolência, fraqueza, náuseas, cólicas intestinais, desmaios, diarreia, sudorese, tremor, taquicardia e cefaleia.

  • Ocorre com todas as pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica?
- Não. Somente após a cirurgia, e após a ingestão de alimentos mais suscetíveis, é que saberemos da sensibilidade maior ou não para o aparecimento dos sintomas. Entretanto, nem todos têm a mesma reação e os sintomas variam de um paciente para o outro. 

  • Quais alimentos mais suscetíveis a causar o Dumping?
-  Geralmente ocorrem devido a rápida absorção de glicose ou a ingestão de carboidratos, principalmente alimentos com elevado teor de açúcar. 

  • Dumping tem cura?
- Dumping não é uma doença,  e sim o  resultado de uma alteração física da função de armazenamento do estômago e desvio intestinal, presentes na cirurgia bariátrica. 
Não tem cura, pode acompanhar o paciente por toda vida.

  • Tem tratamento para Dumping?
- Como eu disse anteriormente dumping não tem cura, mas pode ser feitas algumas mudanças de hábitos para ajudar amenizar os sintomas, como:

  1. Evitar o consumo de açúcar e doces em geral;
  2. Mastigar bem alimentos;
  3. Não ingerir líquidos durante as refeições;
  4. Aumentar o consumo de fibras;
  5. Pequenas refeições durante o dia ( como é indicado  na dieta).

  • A pergunta que não quer calar, Juliana você já teve Dumping?
- Eu graças a Deus estou no  início do 4 ° mês  e nunca tive esse efeito colateral, afinal evito o máximo possível comer algo que possa me causar esta temível síndrome.


OBS: Se apresentar os sintomas acima, deve-se permanecer sentado ou deitado, até que estas sensações passem. Caso a síndrome do dumping ocorra com frequência, procure seu médico e a sua nutricionista. 

Por hoje é isso meus amores, espero que tenham gostado e tenha ajudado!

Me sigam lá no Instagram -> IG Juliana Abreu lá eu posto fotos das minhas refeições do dia a dia. 


Beijos e Beijos, até mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário